Considere os pares de ácidos.

  1. HBrOX2\ce{HBrO2} e HClOX2\ce{HClO2}

  2. HX2COX3\ce{H2CO3} e HX2GeOX3\ce{H2GeO3}

  3. HX3AsOX4\ce{H3AsO4} e HX3POX4\ce{H3PO4}

  4. HClO\ce{HClO} e HIO\ce{HIO}

Assinale a alternativa que relaciona os pares em que o primeiro composto tem menor pKa\mathrm{p}K_\mathrm{a}.

Gabarito 4B.13
  1. Como o cloro é mais eletronegativo que o bromo, este é responsável por um efeito indutivo puxador de elétrons mais forte, o que enfraquece a ligação OH\ce{O-H} e portanto, aumenta a ionização. pKapK_a (HBrOX2\ce{HBrO2}) > pKapK_a (HClOX2\ce{HClO2})

  2. Como o carbono é mais eletronegativo que o germânio, este é responsável por um efeito indutivo puxador de elétrons mais forte, o que enfraquece a ligação OH\ce{O-H} e portanto, aumenta a ionização. pKapK_a (HX2COX3\ce{H2CO3}) < pKapK_a (HX2GeOX3\ce{H2GeO3})

  3. Como o fósforo é mais eletronegativo que o arsênio, este é responsável por um efeito indutivo puxador de elétrons mais forte, o que enfraquece a ligação OH\ce{O-H} e portanto, aumenta a ionização. pKapK_a (HX3AsOX4\ce{H3AsO4}) > pKapK_a (HX3POX4\ce{H3PO4})

  4. Como o cloro é mais eletronegativo que o iodo, este é responsável por um efeito indutivo puxador de elétrons mais forte, o que enfraquece a ligação OH\ce{O-H} e portanto, aumenta a ionização. pKapK_a (HClO\ce{HClO}) < pKapK_a (HiO\ce{HiO})