Os cicloalcanos podem ser monocíclicos, contendo apenas um anel, ou bicíclicos que contém mais de um anel.

As propriedades físicas e químicas dos cicloalcanos são muito semelhantes às dos alcanos.

A tensão angular

Dos alcanos cíclicos, o ciclopropano e o ciclobutano são os mais instáveis. Essa instabilidade é devido à tensão no anel, pois, como todos os carbonos possuem hibridização sp3,\mathrm{sp^3}, os ângulos de ligação CCC\ce{C-C-C} deveriam ser de 109,5°.\pu{109,5}\degree. Pela geometria do ciclopropano tal ângulo é de 60°.\pu{60}\degree. Esse desvio do ângulo tetraédrico acarreta um decréscimo da superposição dos orbitais atômico, resultando em uma tensão no anel.

  • A tensão angular é o resultado do desvio de ângulos de ligação ideais provocado por limitações estruturais, tais como o tamanho do anel.

O ciclobutano não é totalmente plano. Os ângulos de suas ligações CCC\ce{C-C-C} são de 88°.\pu{88}\degree. Essa redução do ângulo resulta num aumento de estabilidade em relação à estrutura plana, pois permite uma redução na tensão torsional.

Em todos os outros cicloalcanos, os átomos se dispõe no espaço afastando-se da forma plana e adotando conformações diversas, de modo que os ângulos das ligações entre os átomos de carbono se aproximem o máximo possível do ângulo tetraédrico, 109,5°.\pu{109,5}\degree. A tensão angular pode ser avaliada através da medição do calor liberado na combustão do cicloalcano, por grupo CHX2\ce{CH2} (Fig. 4C.2.1). Quanto maior a tensão angular, mais energia é liberada na combustão.

Calor de combustão por grupo \ce{CH2} para cicloalcanos.
Figura 4C.2.1

Existe uma tensão angular nos cicloalcanos quando ângulos de ligação são menores do que o angulo preferencial de 109,5°\pu{109,5}\degree

A conformação

A simetria cilíndrica do orbital σ\sigma que une dois átomos de carbono em uma ligação simples permite que haja rotação em torno do eixo da ligação CC.\ce{C-C}. A rotação em torno de ligações simples CC\ce{C-C} permite que uma substância adote uma variedade de possíveis formas tridimensionais, chamadas de conformações. Algumas conformações têm mais energia, enquanto outras têm menos energia. A fim de representar e comparar conformações, vamos precisar usar um novo tipo de representação — uma especialmente concebida para mostrar a conformação de uma molécula. Esse tipo de representação é chamado de projeção Newman.

Para entender o que uma projeção de Newman representa, considere as representações da estrutura do etano:

Em uma projeção de Newman, um átomo de carbono está diretamente em frente do outro átomo de carbono, e cada átomo de carbono tem três átomos de hidrogênio ligados a ele:

O ponto no centro do diagrama representa o átomo de carbono da frente, enquanto o círculo representa o carbono detrás.

As conformações do etano

Considere os dois atomos de hidrogênio destacados na projeção de Newman do etano:

Esses dois átomos de hidrogênio parecem estar separados por um ângulo de 60°\pu{60}\degree. Esse angulo é chamado de ângulo de torção. Esse ângulo muda conforme a ligação CC\ce{C-C} gira. Por exemplo, se o carbono da frente gira no sentido horário, enquanto o carbono detrás é mantido estacionário. O valor para o ângulo de torção entre dois grupos pode ser qualquer valor entre 60°\pu{60}\degree e 180°\pu{180}\degree. Duas conformações atenção especial:

A diferença de energia entre as conformações alternada e eclipsada do etano é chamada de tensão torcional. A tensão torcional para o propano é maior do que a do etano.

Em uma projeção de Newman, o angulo de torção, descreve as posições relativas de um grupo no carbono detrás e um grupo no carbono da frente. Conformações alternadas tém menores energias, enquanto conformações eclipsadas têm energias mais elevadas.

As conformações do cicloexano

Nos alcanos cíclicos, exceto os com anel de três membros e estruturas policíclicas rígidas, pode haver rotação parcial em torno das ligações simples, resultando também em diferentes conformações.

O cicloexano o seus derivados, por exemplo, podem adotar duas conformações preferenciais distintas: a conformação em cadeira e a conformação em bote. Em ambos os casos, os ângulo de ligação são de 109,5\pu{109,5}^\circ.

Na conformação em cadeira não existem ligações eclipsadas, ao passo que na conformação em bote várias ligações CH\ce{C-H} e CC\ce{C-C} são eclipsadas. Disso resultado que a conformação em cadeira é mais estável que a conformação em bote.

Na conformação em cadeira existem dois tipos de átomos hidrogênio. Os seis átomos de hidrogênio que se encontram na posição vertical (em vermelho) são denominados axiais, e os que se encontram na horizontal (em azul), equatoriais. Quando o cicloexano apresente um grupo substituinte, podem existir duas conformações em cadeira. Na conversão entre essas conformações, os grupos que ocupavam posições axiais passam a ocupar posições equatoriais e vice-versa:

Nesses casos as duas conformações possuem energias diferentes, sendo o mais estável aquele com o grupo na posição equatorial. A origem da menor estabilidade da conformação com o grupo na posição axial se deve à repulsão entre o grupo e os átomos de hidrogênio nos carbonos 3 e 5. Esse fenômeno é conhecido como impedimento espacial 1,3-diaxial. A interação 1,3-diaxial é mais pronunciada quanto maior for o grupo.

O ciclo-hexano é encontrado em uma conformação em cadeira a maior parte do tempo. Quando um anel tem um substituinte, o substituinte poderá ocupar uma posição axial ou uma posição equatorial.

A estereoisomeria dos cicloalcanos

Cicloalcanos substituídos podem apresentar isômeros. As representações são projeções de Haworth e são usadas para identificar claramente quais os grupos que estão acima do anel, e quais os grupos se encontram abaixo do anel:

No primeiro isômero, os dois grupos metila encontram-se em um mesmo lado de um plano que passa pelos átomos de carbono do anel. Nesse caso, deve ser usado o prefixo cis antes do nome do composto, e seu nome completo será, portanto, cis-1,2-dimetilcicloexano. No segundo composto, os dois grupos metila encontram-se de lados oportos do plano que passa pelos carbonos, usando-se, esse caso, o prefixo trans para designar tal isômero. Seu nome completo é, portanto, trans-1,2-dimetilcicloexano.

  • Os compostos cis e trans se diferenciam apenas no arranjo espacial de seus átomos. Eles são chamados de estereoisômeros.

O cis-1,2-dimetilcicloexano e o trans-1,2-dimetilcicloexano são estereoisômeros. Eles são substâncias diferentes com propriedades físicas diferentes, e que não podem ser interconvertidos por meio de uma mudança conformacional. O trans-1,2-dimetilciclo-hexano é mais estável, uma vez que pode adotar uma conformação em cadeira em que ambos os grupos metila estão em posições equatoriais. O estudo dos estereoisômeros será aprofundado no Tópico 4G.

Os termos cis e trans indicam a relação espacial relativa de substituintes similares em cicloalcanos.