A seguir são feitas afirmativas a respeito do histórico da organização periódica dos elementos:
Johann Dobeheiner, em 1824, propôs a chamada Lei das Tríades, nas quais os 54 elementos conhecidos eram organizados em grupos de 3 em que o elemento central de cada tríade possuía média aritmética aproximadamente igual ao das extremidades.
Em 1862, Alexandre Chancourtois propôs o chamado parafuso telúrico, em que os elementos conhecidos foram organizados em torno de uma hélice cilíndrica em ordem crescente de massa atômica, e elementos com propriedades semelhantes ficaram sob uma mesma vertical.
Em 1869, Dmitri Mendeleev e Lothar Meyer propuseram a primeira tabela periódica de elementos, organizando os elementos em grupos ou famílias em ordem crescente de massas atômicas, e prevendo a existência de elementos ainda não conhecidos à época, como o eka-alumínio (gálio) e o eka-silício (germânio).
Assinale a alternativa que relaciona as afirmativas corretas.
I. Correta. Nas tríades de Dobeheiner, o elemento central de cada tríade tinha média aritmética aproximadamente igual ao das extremidades.
Correta. Chancourtois organizou os elementos em torno de uma rosca de parafuso, e elementos com propriedades semelhantes eram colocados em uma mesma vertical.
Correta. De fato, Mendeleev e Meyer organizaram os elementos em ordem crescente de massas atômicas, e elementos com propriedades semelhantes eram colocados sob uma mesma vertical. Inclusive, Mendeleev previu a existência de elementos não conhecidos na época, como o eka-alumínio (Gálio) e o eka-silício (Germânio).