Considere as seguintes afirmativas a respeito da tabela periódica atual dos elementos:
Os elementos cobre (Z = 29), prata (Z = 47) e mercúrio (Z = 80) são elementos de transição externa e que compõem o grupo 11 (ou 1B) da tabela periódica, sendo esta família também conhecida como família dos metais nobres.
O efeito do par inerte afirma empiricamente que metais pesados dos grupos 13 a 17 da tabela periódica tendem a formar cátions com os estados de oxidação com duas unidades menor que o previsto para o seu grupo, como o tálio (com estados de oxidação 1+ e 3+) e o chumbo (com estados de oxidação 2+ e 4+).
As relações diagonais afirmam, por exemplo, que lítio (Z = 3) e sódio (Z = 11) apresentam certa semelhança em 3 suas propriedades químicas, como o fato de formarem nitretos após a reação com gas nitrogênio e carbonatos que se decompõem por aquecimento.
Está(ão) correta(s):
I. Incorreta. O mercúrio (Z = 80) pertence ao grupo 12, ou família 2B da tabela periódica.
Correta.
Incorreta. As relações diagonais afirmam que o elemento de uma família possui certa semelhança com o elemento do grupo e da família seguinte. Desta forma, lítio (grupo 1 e 2° período) e magnésio (grupo 2 e 3° período) apresentam propriedades semelhantes, como formarem nitretos após a reação com gas nitrogênio e carbonatos que se decompõem por aquecimento.