Considere as moléculas:

  1. BeClX2\ce{BeCl2}

  2. XeFX2\ce{XeF2}

  3. SOX2\ce{SO2}

  4. HX2S\ce{H2S}

Assinale a alternativa que relaciona as moléculas polares.

Gabarito 1G.05
  1. BeClX2\ce{BeCl2} : Há 2 nuvens eletrônicas ligantes e nenhuma nuvem eletrônica não ligante ao redor do berílio de forma que a configuração de menor energia (repulsão) é a linear (maior afastamento das nuvens), assim o vetor dipolo magnético resultante é nulo e a molécula é apolar.

  2. XeFX2\ce{XeF2} : Há 2 nuvens eletrônicas ligantes e 3 nuvens eletrônicas não ligantes ao redor do xenônio de forma que a configuração de menor energia (repulsão) é a linear (maior afastamento das nuvens), assim o vetor dipolo magnético resultante é nulo e a molécula é apolar.

  3. SOX2\ce{SO2} : Há 2 nuvens eletrônicas ligantes e 1 nuvem eletrônica não ligante ao redor do enxofre de forma que a configuração de menor energia (repulsão) é a angular (maior afastamento das nuvens), assim o vetor dipolo magnético resultante é não nulo e a molécula é polar.

  4. HX2S\ce{H2S} : Há 2 nuvens eletrônicas ligantes e 2 nuvens eletrônicas não ligantes ao redor do enxofre de forma que a configuração de menor energia (repulsão) é a angular (maior afastamento das nuvens), assim o vetor dipolo magnético resultante é não nulo e a molécula é polar.