Considere as moléculas:

  1. PFX4X\ce{PF4^-}

  2. CHX2FX2\ce{CH2F2}

  3. BrFX4X\ce{BrF4^-}

  4. AlClX4X\ce{AlCl4^-}

Assinale a alternativa que relaciona as espécies polares.

Gabarito 1G.22
  1. PFX4X\ce{PF4^-} : Há 4 nuvens eletrônicas ligantes e 1 nuvem eletrônica não ligante ao redor do fósforo de forma que a configuração de menor energia (repulsão) é a em forma de gangorra (maior afastamento das nuvens), assim o vetor dipolo magnético resultante é não nulo e a molécula é polar.

  2. CHX2FX2\ce{CH2F2} : Há 4 nuvens eletrônicas ligantes e nenhuma nuvem eletrônica não ligante ao redor do carbono de forma que a configuração de menor energia (repulsão) é a tetraédrica (maior afastamento das nuvens), segue que μres\mu_{res}=(2μ\mu(CF\ce{C-F})+2μ\mu(CH\ce{C-H}))cos\cos(54,75°54,75\degree)\not= 0, assim o vetor dipolo magnético resultante é não nulo e a molécula é polar.

  3. BrFX4X\ce{BrF4^-} : Há 4 nuvens eletrônicas ligantes e 2 nuvens eletrônicas não ligantes ao redor do bromo de forma que a configuração de menor energia (repulsão) é a quadrangular planar (maior afastamento das nuvens), assim o vetor dipolo magnético resultante é nulo e a molécula é apolar.

  4. AlClX4X\ce{AlCl4^-} : Há 4 nuvens eletrônicas ligantes e nenhuma nuvem eletrônica não ligante ao redor do alumínio de forma que a configuração de menor energia (repulsão) é a tetraédrica (maior afastamento das nuvens), assim o vetor dipolo magnético resultante é nulo e a molécula é apolar.