Considere os seguintes compostos químicos que se encontram no estado líquido à temperatura de 298 K e pressão ambiente de 1 bar:
2-metil-pentano
3-metil-pentano
2,2-dimetil-butano
2,3-dimetil-butano
Hexano
Nestas condições, assinale a opção que apresenta a ordem decrescente da magnitude da pressão de vapor dos respectivos compostos.
Comparando isômeros de mesmo tipo de força intermolecular, devemos analisar a área de superfície, aquele com maior área de superfície conseguirá realizar mais interações intermoleculares diminuindo a pressão de vapor. Seguindo essa lógica, sabemos que o hexano apresenta a cadeia mais linear dentre os demais, então possuirá interações intermoleculares mais fortes, dessa forma apresentando menor pressão de vapor. Comparando agora os isômeros que apresentam apenas uma ramificação, percebemos que o 3-metilpentano possui uma maior simetria(os carbonos estão mais espalhados aumenta a área de superfície) o q facilita a interação com as demais moléculas então o 3-metilpentano apresenta forças intermoleculares mais fortes e portanto menor pressão de vapor. Seguindo a mesma lógica o 2,3-dimetilbutano possui as ramificações mais espalhadas, então apresenta maior superfície de contato em relação ao 2,2-dimetilbutano, portanto o 2,3-dimetilbutano apresenta maior força intermolecular e consequentemente menor pressão de vapor. A ordem decrescente será: