Gás metano é bombeado para uma câmara de combustão na taxa de em e . Ar é adicionado à câmara a , na mesma temperatura, e a reação de combustão é iniciada. Para garantir que todo o metano sofra combustão, a quantidade de oxigênio bombeada é três vezes maior que a quantidade necessária para a combustão completa de todo o metano.
Na corrente de exaustão, do carbono estava na forma de monóxido e o restante na forma de dióxido de carbono.
A norma técnica para essa categoria de equipamento preconiza que a fração molar de monóxido de carbono na corrente de saída seja menor que .
Determine a vazão de ar necessária para fornecer a quantidade de oxigênio necessária.
Verifique se a concentração de monóxido de carbono na corrente de saída está na faixa permitida.
Base de cálculo: 1 segundo Cálculo do número de mols de metano: A combustão completa é a seguinte: Pela estequiometria: Cálculo da quantidade de oxigênio lembrando que ela é 3 vezes maior que a quantidade mínima necessária para combustão completa: Cálculo do número de mols de ar lembrando que 1 mol de ar possui 0,2 mol de e 0,8 mol de : Cálculo do vazão de ar necessária: 5% do carbono está na forma de e 95% está na forma de então nossa reação de combustão será a seguinte: Cálculo do número de mols de oxigênio que foi consumido necessário a partir da estequiometria: Cálculo do número de mols de oxigênio restante: Cálculo do número de mols de nitrogênio: Cálculo do número de mols e gerados pela estequiometria: Cálculo da fração molar de : Portanto a concentração não está dentro da faixa permitida.