A reação do relógio de iodeto é um exemplo comum em química. Como parte do experimento, o íon é gerado na reação: A reação é de primeira ordem em relação ao e em relação ao iodeto.
Em um experimento, foi preparada uma solução com concentração inicial de e de Após metade dos íons iodeto foram consumidos.
Determine a constante de velocidade da reação (para o consumo de iodeto).
Determine a taxa de consumo do íon quando do iodeto foi consumido.
O ácido pirúvico é um intermediário na fermentação de grãos. Durante a fermentação, a enzima piruvato decarboxilase faz o piruvato eliminar dióxido de carbono. A reação é de primeira ordem em relação ao íon piruvato à enzima,
Em um experimento, de uma solução de piruvato em água com a concentração inicial de foram selados em um balão rígido de em . A concentração de enzima permaneceu constante em A eliminação de na reação foi seguida pela medida da pressão parcial desse gás.
A pressão parcial de subiu de zero a em
Determine a meia-vida do piruvato nesse experimento.
Determine a constante de velocidade da reação.
Dois isômeros e se decompões com cinética de segunda ordem formando o composto : Sendo . Em um experimento, uma solução é preparada com de e de . Após três minutos, a concentração de é .
Assinale a alternativa que mais se aproxima do valor da constante cinética .
Considere a reação química: A lei de velocidade para essa reação em é: Um reator químico, projetado com uma válvula de alívio de pressão que é acionada a , contém uma mistura gasosa composta por quantidades iguais do reagente e de uma substância inerte , a e . Ao elevar rapidamente a temperatura do reator para , o reagente começa a se decompor.
Determine o tempo até que a válvula de alívio seja acionada.
Determine a composição do reator no momento de acionamento da válvula.
Determine a quantidade máxima de mistura gasosa que pode ser adicionada ao reator sem que a válvula de alívio seja acionada.
Deseja-se estudar a cinética da reação de decomposição do óxido nitroso em Em um experimento, um reator foi carregado com de e a pressão parcial desse gás foi monitorada ao longo do tempo.
Determine a ordem da reação.
Determine a constante de velocidade da reação (para a decomposição do ).
Determine a taxa inicial de formação de quando a pressão parcial de é .
Deseja-se estudar a cinética da reação de formação do iodeto de hidrogênio em A reação é de primeira ordem em relação ao gás hidrogênio.
Em um experimento, quantidades iguais dos gases e foram misturados e a concentração de foi monitorada ao longo do tempo por espectroscopia.
Determine a ordem da reação em relação ao .
Determine a constante cinética da reação (para a formação do ).
Determine a taxa inicial de formação de quando a concentração de é e a de é .
Considere quatro séries de experimentos em que quatro espécies químicas reagem entre si, à pressão e temperatura constantes: Em cada série, fixam-se as concentrações de três espécies e varia-se a concentração, , da quarta. Para cada série, determina-se a velocidade inicial da reação, , em cada experimento. Os resultados de cada série são apresentados a seguir.
Assinale a alternativa com a ordem total da reação.
Considere a reação química: Um reator contem de uma mistura gasosa contendo da substância e do inerte em volume. Os resultados a seguir foram obtidos no estudo da cinética dessa reação:
Determine a ordem da reação.
Determine a constante de velocidade da reação.
Determine a composição do reator em .
Considere os resultados obtidos no estudo cinético da decomposição da substância .
Determine a constante de velocidade da reação
Considere os resultados obtidos no estudo cinético da decomposição de três substâncias, , e
Assinale a alternativa com a ordem da cinética de decomposição de , e , respectivamente.
Considere os resultados obtidos no estudo cinético da decomposição de quatro substâncias, , , e .
Assinale a alternativa com a substância que sofre decaimento com cinética de terceira ordem.