Considere a reação química: A lei de velocidade para essa reação em é: Um reator químico, projetado com uma válvula de alívio de pressão que é acionada a , contém uma mistura gasosa composta por quantidades iguais do reagente e de uma substância inerte , a e . Ao elevar rapidamente a temperatura do reator para , o reagente começa a se decompor.
Determine o tempo até que a válvula de alívio seja acionada.
Determine a composição do reator no momento de acionamento da válvula.
Determine a quantidade máxima de mistura gasosa que pode ser adicionada ao reator sem que a válvula de alívio seja acionada.
Temos 2 atm de B sendo que temos quantidades iguais de A e B então temos 1 atm de A e 1 atm de B. Cálculo da pressão quando a temperatura vai de 10° até 293°C: Então temos 4 atm de mistura logo temos 2 atm de A e 2 atm de B. Vamos escrever a tabelinha do decorrer da reação: Cálculo da pressão total em função de x: Cálculo de x para que a válvula seja acionada: Cálculo da quantidade de A quando a válvula é acionada: O tempo necessário para que A caia à metade duas vezes são dois tempos de meia-vida então podemos dizer que: As pressões de cada gás no momento de acionamento será: Temos que pensar no caso limite, ou seja, mesmo que tenhamos um tempo a válvula não pode ser acionada, então vamos considerar o caso em que a reação acontece 100% Sendo a pressão total do reator antes do aquecimento, então após o aquecimento a pressão será logo teremos de , então podemos escrever: Cálculo da pressão da mistura a partir do limite da válvula: