Quando duas soluções são misturadas, o resultado pode ser, simplesmente, uma nova solução que contém ambos os solutos. Em alguns casos, porém, os solutos reagem um com o outro. Por exemplo, quando uma solução incolor de nitrato de prata em água é misturada a uma solução amarelada de cromato de potássio, forma-se um pó sólido de cor vermelha, indicando que uma reação química ocorreu.

  • Na precipitação, o soluto se separa tão rapidamente da solução, que não há tempo para que se formem cristais simples. Ao contrário, o soluto forma um pó fino (um conjunto de cristais muito pequenos) chamado de precipitado. Normalmente, a precipitação é quase instantânea, ocorrendo tão logo duas soluções são misturadas.

Os precipitados

Vejamos o que acontece quando uma solução de cloreto de sódio (um eletrólito forte) é vertida em uma solução de nitrato de prata (outro eletrólito forte). A solução de cloreto de sódio contém cátions NaX+\ce{Na^+} e ânions ClX\ce{Cl^-}. De modo análogo, a solução de nitrato de prata, AgNOX3\ce{AgNO3}, contém cátions AgX+\ce{Ag^+} e ânions NOX3X\ce{NO3^-}. Quando as duas soluções se misturam em água, forma-se imediatamente um precipitado, um depósito de sólidos finamente divididos. A análise mostra que o precipitado é cloreto de prata, AgCl\ce{AgCl}, um sólido branco insolúvel. A solução incolor que permanece acima do precipitado de nosso exemplo contém cátions NaX+\ce{Na+} e ânions NOX3X\ce{NO3-} dissolvidos. Esses íons permanecem em solução porque o nitrato de sódio, NaNOX3\ce{NaNO3}, é solúvel em água.

Em uma reação de precipitação, forma-se um produto sólido insolúvel quando duas soluções eletrolíticas são misturadas. Quando uma substância insolúvel forma-se em água, ela precipita imediatamente. Na equação química de uma reação de precipitação, (aq) é usado para indicar as substâncias que estão dissolvidas em água e (s) para indicar o sólido que precipitou: AgNOX3(aq)+NaCl(aq)AgCl(s)+NaNOX3(aq) \ce{ AgNO3(aq) + NaCl(aq) -> AgCl(s) + NaNO3(aq) }

Ocorre uma reação de precipitação quando duas soluções de eletrólitos são misturadas e eles reagem para formar um sólido insolúvel.

As equações iônicas e iônicas simplificadas

Uma equação iônica completa de uma reação de precipitação mostra todos os íons dissolvidos. Como os compostos iônicos dissolvidos existem como íons em água, eles são listados separadamente. Por exemplo, a equação iônica completa da precipitação do cloreto de prata, é: AgX+(aq)+NOX3X(aq)+NaX+(aq)+ClX(aq)AgCl(s)+NaX+(aq)+NOX3X(aq) \begin{split} \ce{ Ag^+(aq) + NO3^-(aq) + Na^+(aq) + Cl^-(aq) \\-> AgCl(s) + Na^+(aq) + NO3^-(aq) } \end{split} Como os íons NaX+\ce{Na^+} e NOX3X\ce{NO3^-} aparecem como reagentes e produtos, eles não influenciam diretamente a reação. Eles são íons espectadores, isto é, íons que estão presentes durante a reação, mas que permanecem inalterados, como espectadores em um evento esportivo. Como os íons espectadores permanecem inalterados, eles podem ser cancelados em cada lado da equação, simplificando-a: AgX+(aq)+NOX3X(aq)+NaX+(aq)+ClX(aq)AgCl(s)+NaX+(aq)+NOX3X(aq) \begin{split} \ce{ Ag^+(aq) + \cancel{\ce{NO3^-(aq)}} + \cancel{\ce{Na^+(aq)}} + Cl^-(aq) \\-> AgCl(s) + \cancel{\ce{Na^+(aq)}} + \cancel{\ce{NO3^-(aq)}} } \end{split} O cancelamento dos íons espectadores leva à equação iônica simplificada da reação, a equação química que só mostra as trocas que ocorrem durante a reação: AgX+(aq)+ClX(aq)AgCl(s) \ce{ Ag^+(aq) + Cl^-(aq) -> AgCl(s) } A equação iônica simplificada mostra que os íons AgX+\ce{Ag^+} se combinam com os íons ClX\ce{Cl^-} e precipitam como cloreto de prata, AgCl\ce{AgCl}.

Uma equação iônica completa expressa uma reação em termos dos íons presentes em solução. Uma equação iônica simplificada é a equação química que permanece após a eliminação dos íons espectadores.

As regras de solubilidade

Uma das muitas aplicações das reações de precipitação utiliza duas soluções que, quando misturadas, formam o precipitado insolúvel que se deseja obter. Este composto insolúvel pode ser separado da mistura de reação por filtração. As reações de precipitação também são usadas na análise química. Na análise qualitativa — a identificação das substâncias presentes em uma amostra —, a formação de um precipitado é usada para confirmar a identidade de certos íons.

Tabela 2E.2.1
Regras de solubilidade de compostos inorgânicos em água
CompostosExceções
Compostos solúveisExceções insolúveis
Cátions do Grupo 1
NHX4X+\ce{NH4^+}
NOX3X\ce{NO3-}, CHX3COOX\ce{CH3COO-}, ClOX3X\ce{ClO3-} e ClOX4X\ce{ClO4-}
ClX\ce{Cl-}, BrX\ce{Br-} e IX\ce{I-}AgX+\ce{Ag+}, HgX2X2+\ce{Hg2^{2+}} e PbX2+\ce{Pb^{2+}}
SOX4X2\ce{SO4^{2-}}AgX+\ce{Ag+}, HgX2X2+\ce{Hg2^{2+}}, PbX2+\ce{Pb^{2+}}, CaX2+\ce{Ca^{2+}}, SrX2+\ce{Sr^{2+}} e BaX2+\ce{Ba^{2+}}
Compostos insolúveisExceções solúveis
COX3X2\ce{CO3^{2-}}, CrOX4X2\ce{CrO4^{2-}}, CX2OX4X2\ce{C2O4^{2-}} e POX4X3\ce{PO4^{3-}}Grupo 1 e NHX4X+\ce{NH4^+}
SX2\ce{S^{2-}}Grupos 1 e 2 e NHX4X+\ce{NH4^+}
OHX\ce{OH-} e OX2\ce{O^{2-}}Grupo 1 e NHX4X+\ce{NH4^+}

As regras de solubilidade (Tab. 2E.2.1) resumem os padrões de solubilidade observados em compostos iônicos comuns em água. Observe que todos os nitratos e todos os compostos comuns de metais do Grupo 1 são solúveis e, portanto, são úteis como soluções de partida em reações de precipitação. Pode-se usar quaisquer íons espectadores porque eles permanecem em solução e, em princípio, não reagem.

Exemplo 2E.2.1
Classificação de compostos iônicos como solúveis ou insolúveis em água

Considere os compostos iônicos: AgCl\ce{AgCl}, CaSOX4\ce{CaSO4}, (NHX4)X3POX4\ce{(NH4)3PO4}, CuX2S\ce{Cu2S} e NaNOX3\ce{NaNO3}.

Identifique os compostos insolúveis em água.

Etapa 2. Use as regras de solubilidade da Tabela 2.

Os compostos AgCl\ce{AgCl}, CaSOX4\ce{CaSO4} e CuX2S\ce{Cu2S} são insolúveis em água.

As regras de solubilidade, por exemplo, mostram que o iodeto de mercúrio(I), HgX2IX2\ce{Hg2I2}, é insolúvel. Ele se forma por precipitação quando duas soluções que contêm íons HgX2X2+\ce{Hg2^{2+}} e íons IX\ce{I-} são misturadas: HgX2X2+(aq)+2IX(aq)HgX2IX2(s) \ce{ Hg2^{2+}(aq) + 2 I^-(aq) -> Hg2I2(s) } Como os íons espectadores não aparecem, a equação iônica simplificada será a mesma se qualquer composto solúvel de mercúrio(I) for misturado com qualquer iodeto solúvel.

Exemplo 2E.2.2
Predição do resultado de uma reação de precipitação

Soluções de fosfato de sódio, NaX3POX4\ce{Na3PO4}, e nitrato de chumbo(II), Pb(NOX3)X2\ce{Pb(NO3)2}, em água são misturadas.

Apresente a equação iônica simplificada da reação.

Etapa 2. Identifique os íons em solução após a mistura.

A solução contém os íons NaX+\ce{Na+}, POX4X3\ce{PO4^{3-}}, PbX2+\ce{Pb^2+} e NOX3X\ce{NO3^-}.

Etapa 3. Use as regras da Tabela 2 para verificar se há formação de precipitado.

Os íons PbX2+\ce{Pb^{2+}} e POX4X3\ce{PO4^{3-}} formam um composto insolúvel, e o fosfato de chumbo(II), PbX3(POX4)X2\ce{Pb3(PO4)2}, precipita.

Etapa 4. Escreva a equação iônica simplificada da reação de precipitação.

3PbX2+(aq)+2POX4X3(aq)PbX3(POX4)X2(s) \ce{ 3 Pb^{2+}(aq) + 2 PO4^{3-}(aq) -> Pb3(PO4)2(s) } Os íons NaX+\ce{Na+} e NOX3X\ce{NO3^-} são espectadores.

As regras de solubilidade são usadas para predizer o resultado das reações de precipitação.