Para estudar a cinética da reação entre o iodometano, , e o hidróxido de potássio: Uma solução foi preparada contendo, inicialmente, de hidróxido de potássio e de iodometano. A condutividade do meio reacional foi monitorada ao longo da reação. A condutividade molar do hidróxido é maior que a condutividade do iodeto.
Em um dado instante a condutividade da solução é . Apos um período muito longo de tempo, todo reagente limitante é consumido e a condutividade da solução passa a .
Determine a concentração de iodometano em solução nesse instante.
Determine a concentração de íons iodeto em solução nesse instante.
Veja que potássio é um íon espectador então sua concentração não se altera O enunciado nos dá a seguinte relação: Após um tempo muito lento consideramos que a reação ocorreu totalmente Fazendo o quadrinho para o caso de tempo muito longo: Relacionando a condutividade da solução com as condutividades iônicas: Fazendo o quadrinho para o caso do instante mencionado: Relacionando a condutividade da solução com as condutividades iônicas: Subtraindo as duas equações para cortar a condutividade iônica do : Usando a relação entre as condutividades dada no enunciado: Cálculo das concentrações no instante pedido: