Um funcionário de uma fábrica de explosivos desapareceu. Acredita-se que ele caiu em um tanque de contendo uma mistura sulfonítrica concentrada e foi completamente dissolvido. Para verificar essa hipótese, a mistura foi analisada para determinar a quantidade de fósforo.
O fósforo em uma alíquota de foi convertido a fosfato, por tratamento adequado. Foram adicionados de uma solução de nitrato de prata, , à alíquota. O excesso de cátions prata foi retrotitulado com de uma solução de tiocianato de amônio, .
A titulação de uma alíquota de retirada de outro tanque idêntico foi submetido ao mesmo procedimento e empregou da mesma solução de tiocianato de amônio.
O funcionário pesava e o corpo humano possui cerca de de fósforo.
Determine a massa de fósforo no corpo do funcionário.
Verifique se o funcionário pode ter sido dissolvido pela mistura sulfonítrica.
Cálculo da massa de fósforo: Quando aplicamos o procedimento em outro tanque(sem o suposto corpo dissolvido) o processo é análogo a titulação do branco, ou seja estamos aplicando o procedimento sem a presença de ânion fosfato, nesse caso faremos o balanço de carga apenas entre o cátion prata, o tiocianato e as impurezas de ânions presentes representadas por : Quando titulamos a solução levamos em conta a presença dos íons fosfato, o que, naturalmente, diminui a quantidade de tiocianato necessária para titular: Subtraindo as equações: Cálculo do número de mols de fósforo usando que o tanque possui 7000 L: Cálculo da massa de fósforo: Como temos uma quantidade de fósforo comparável a quantidade presente em um corpo humano, concluímos que o tanque poderia ter um corpo dissolvido