Um químico recebeu uma solução para analisar os cátions AgX+\ce{Ag^+}, CaX2+\ce{Ca^{2+}} e ZnX2+\ce{Zn^{2+}}. Quando ácido clorídrico foi adicionado a solução formou-se um precipitado branco. Após a filtração do sólido, ácido sulfúrico foi adicionado a solução e nada aconteceu. Quando sulfeto de hidrogênio foi borbulhado na solução um precipitado preto foi formado.

  1. Identifique os cátions presentes na solução.

  2. Apresente a equação iônica para as reações de análise.

Dentre os íons analisados, aquele que precipita com cloreto só pode ser AgX+\ce{Ag+} então ele deve estar presente em solução para formar o precipitado branco AgCl\ce{AgCl} , e como a solução não precipita nada com a adição de sulfato, concluímos que ela não possui CaX2+\ce{Ca^{2+}} pois do contrário, formaria-se o precipitado CaSOX4\ce{CaSO4} , Após a retirada da prata, a precipitação com sulfeto só pode ser causada pela existência de ZnX2+\ce{Zn^{2+}} em solução, formando o precipitado preto ZnS\ce{ZnS}.

  1. AgX+,ZnX2+\ce{Ag+, Zn^{2+}}

  2. AgX+(aq)+ClX(aq)AgCl(s)\ce{Ag^{+}(aq) + Cl-(aq)-> AgCl(s)} e ZnX2+(aq)+SX2(aq)ZnS(s)\ce{Zn^{2+}(aq) + S^{2-}(aq)-> ZnS(s)}