Considere as proposições.

  1. No equilíbrio, as constantes de velocidade das reações direta e inversa são iguais.

  2. A constante de equilíbrio de uma reação é igual à constante de velocidade da reação direta dividida pela constante de velocidade da reação inversa.

  3. Em uma reação que é uma série de etapas de equilíbrio, a constante de equilíbrio total é igual ao produto de todas as constantes de velocidade das reações diretas dividido pelo produto de todas as constantes de velocidade das reações inversas.

  4. O aumento da concentração de um produto aumenta a velocidade da reação inversa e, por isso, a velocidade da reação direta também tem de aumentar.

Assinale a alternativa que relaciona as proposições corretas.

Gabarito 2I.03

1. Incorreto. No equilíbrio as velocidades das reações direta e inversa são iguais.

2. Correto. No equilíbrio temos: vd=viv_{d} = v_{i} kd[A]a[B]b=ki[C]Xc[D]Xdk_{d}[\ce{A}]^{a}[\ce{B}]^{b}=k_{i}\ce{[C]^{c}[D]^{d}} kdki=[C]Xc[D]Xd[A]Xa[B]Xb=Keq\frac{k_{d}}{k_{i}} = \frac{\ce{[C]^{c}[D]^{d}}}{\ce{[A]^{a}[B]^{b}}}=K_{eq}

3. Correto. Em equilíbrio química é visto que a constante de equilíbrio da soma de duas reações química é o produto entre as constantes dessas reações. Juntando essa informação com a do item 2 chegamos que: Keq=K1K2...K_{eq} = K_{1}\cdot K_{2}\cdot... Keq=k1k1k2k2...K_{eq} = \frac{k_{1}}{k_{-1}}\cdot\frac{k_{2}}{k_{-2}}\cdot...

4. Incorreto. Não necessariamente o produto irá aumentar a velocidade da reação direta pois dependendo do mecanismo da reação esse produto poderá não influenciar na lei de velocidade da reação direta.