Retardantes de chama são substâncias que atenuam ou inibem o processo de combustão de um material.
Considere os fenômenos:
Criação de um dissipador de calor usando um composto que se decompõe em um processo altamente exotérmico, gerando produtos voláteis não combustíveis.
Aumento da transferência de calor na superfície em combustão por eliminação do material fundido.
Envenenamento da chama pela evolução de espécies químicas que capturam os radicais H e OH que são ativos na propagação da termooxidação da chama.
Limitação da transferência de calor e massa pela criação de uma camada de carbonização isolante na superfície do material sólido em combustão.
Assinale a alternativa que relaciona os fenômenos que podem ser atribuídos a ação dos retardantes de chama.
A ideia de um retardante de chama é impedir a propagação da combustão.
I. Incorreto. Gerar ainda mais calor através de um outro processo exotérmico certamente não irá retardar a chama da combustão.
II. Correto. A retirada do material fundido retarda a chama, pois diminui a quantidade de combustível disponível para a combustão. Além disso o calor liberado pela combustão será parcialmente utilizado para levar o combustível do estado sólido para os estados líquido e gasoso, retardando ainda mais a combustão.
III. Correto. Um dos produtos da combustão é a água que é formada justamente a partir desses radicais livres, então a captura deles impede a formação de água dificultando a liberação de calor associada à formação de água e consequentemente retardando a chama.
IV. Correto. Isolar o combustível do comburente (composto que provoca a combustão) dificulta o acontecimento da reação, retardando a chama.