Em sistemas envolvendo reações paralelas, a seletividade é definida como a razão entre as taxas de geração dos produtos de interesse e dos secundários. Considere um sistema onde uma mesma substância pode reagir formando um produto de interesse ou um produto secundário.

Gabarito 2J.20

Suponha que temos reações: AB\ce{A ->B} Com lei de velocidade: v1=k1[A]xv_{1} = k_{1}[\ce{A}]^{x} AC\ce{A ->C} Com lei de velocidade: v2=k2[A]yv_{2} = k_{2}[\ce{A}]^{y} A seletividade será dada por: v1v2=k1k2[A]xy\frac{v_{1}}{v_{2}}= \frac{k_{1}}{k_{2}}[\ce{A}]^{x-y}

A. Incorreto. Se as reações forem de ordens diferentes a seletividade irá depender da concentração do reagente B. Incorreto. A ordem da reação influencia na seletividade, se uma reação tem ordem maior, a sua seletividade pode ser favorecida pelo aumento da concentração de reagente. C. Incorreto. Se x=yx=y então a seletividade não depende da concentração de A\ce{A}. D. Incorreto. Se x<yx<y então quanto maior a concentração de A menor a seletividade, logo a seletividade é maior no fim da reação. E. Correto.