Amostras de massas iguais de duas substâncias, A\ce{A} e B\ce{B}, foram submetidas independentemente a um processo de aquecimento em atmosfera inerte e sob pressão constante. A curva de aquecimento das amostras é apresentada a seguir:

Considere as proposições:

  1. A entalpia de fusão de A\ce{A} é menor que a de B\ce{B}.

  2. A entalpia de vaporização de A\ce{A} é menor que a de B\ce{B}.

  3. A capacidade calorífica de A(s)\ce{A(s)} é menor a de B(s)\ce{B(s)}.

  4. A capacidade calorífica de A(l)\ce{A(l)} é maior a de B(l)\ce{B(l)}.

Assinale a alternativa que relaciona as proposições corretas.

Gabarito 3A.18
  1. Verdadeiro. Comparando a primeira reta horizontal(que representa a transição sólido-líquido) de ambas as curvas percebe-se que a da substância A é menor, ou seja, foi necessário fornecer menos calor para a substância A, portanto ela possui menor entalpia de fusão.

  2. Falso. Seguindo a mesma lógica do item anterior percebe-se que agora ocorre justamente o contrário, a substância A precisa absorver mais calor para vaporizar.

  3. Verdadeiro. A inclinação vertical da reta de aquecimento de A(s)\ce{A(s)} é maior que a de B(s)\ce{B(s)} , ou seja, o A(s)\ce{A(s)} varia a sua temperatura com mais facilidade, possuindo, portanto, menor capacidade calorífica.

  4. Verdadeiro. Seguindo a mesma lógica do item anterior percebe-se que agora ocorre justamente o contrário, a inclinação vertical da reta de aquecimento de A(l)\ce{A(l)} é menor e portanto ela possui maior capacidade calorífica.