O controle do pH é crucial para a capacidade de sobrevivência dos organismos — inclusive a nossa — porque até mesmo pequenas variações de pH podem provocar mudanças na forma das enzimas e perda de função. As informações deste tópico também são usadas na indústria para controlar o pH das misturas de reação e monitorar águas naturais. Na medicina e na biologia, essas informações são usadas para controlar as condições de culturas e células biológicas e manter o pH adequado do sangue. Na agricultura, elas são usadas para manter o solo no pH ótimo para o crescimento das culturas. Em laboratório, elas são úteis para interpretar a variação de pH de uma solução durante uma titulação.

A ação dos tampões

Os cálculos no Tópico 2I mostram como estimar o pH de uma solução de um ácido ou de uma base fracos. Contudo, suponha que um sal desse ácido ou dessa base também esteja presente. Como o sal afeta o pH da solução? O principal ponto deste tópico é que, segundo a teoria de Brønsted-Lowry, os íons gerados por um sal também podem ser ácidos ou bases, afetando o pH.

Para ilustrar a situação, suponha que você tenha uma solução diluída de ácido clorídrico e adicione uma concentração apreciável de cloreto de sódio, que contém a base conjugada do HCl\ce{HCl}, o íon ClX\ce{Cl^-}. Como o HCl\ce{HCl} é um ácido forte, sua base conjugada é um receptor de prótons muito fraco e sua presença não afeta o pH consideravelmente. O pH de uma solução 0,10 molL1\pu{0,10 mol.L-1} de HCl\ce{HCl} é 1\pu{1}, mesmo após a adição de 0,1 mol\pu{0,1 mol} de NaCl\ce{NaCl} a um litro da solução.

Suponha, agora, que a solução seja de ácido acético e que adicionemos uma certa quantidade de acetato de sódio. Como o CHX3COX2X\ce{CH3CO2^-}, base conjugada do CHX3COOH\ce{CH3COOH}, é uma base fraca em água, sua presença eleva o pH da solução. De modo análogo, suponha que o cloreto de amônio seja adicionado a uma solução de amônia. O íon NHX4X+\ce{NH4^+} é um ácido fraco em água e, consequentemente, sua presença fará diminuir o pH da solução. Você verá que essas soluções mistas, nas quais um ácido fraco ou uma base fraca e um de seus sais estão presentes, permitem estabilizar o pH de soluções em água como o plasma sanguíneo, a água do mar e as misturas de reação.

Um tampão é o tipo de solução mista em que o pH tende a permanecer o mesmo após a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases fortes. O tampão é uma solução, em água, de um ácido fraco e sua base conjugada na forma de sal ou uma solução, em água, de uma base fraca e seu ácido conjugado na forma de sal. Exemplos são uma solução de ácido acético e acetato de sódio e uma solução de amônia e cloreto de amônio. Os tampões são usados na calibração de medidores de pH, na cultura de bactérias e no controle do pH de soluções nas quais ocorrem reações químicas. Eles também são administrados, na forma intravenosa, a pacientes hospitalares. Nosso plasma sanguíneo é tamponado em pH=7,4\mathrm{pH} = 7,4. O oceano é tamponado em pH=8,4\mathrm{pH} = 8,4, aproximadamente, por um processo tamponante complexo, que depende da presença de hidrogenocarbonatos e silicatos.

Quando uma gota de ácido forte é adicionada à água, o pH muda significativamente. Quando a mesma quantidade, porém, é adicionada a um tampão, o pH praticamente não muda. Para entender melhor, examine o equilíbrio dinâmico entre um ácido fraco e sua base conjugada em solução em água que contém quantidades semelhantes de um ácido (CHX3COOH\ce{CH3COOH}) e seu sal (NaCHX3COX2\ce{NaCH3CO2}): CHX3COOH(aq)+HX2O(l)HX3OX+(aq)+CHX3COX2X(aq) \ce{ CH3COOH(aq) + H2O(l) <=> H3O^+(aq) + CH3CO2^-(aq) } Quando algumas gotas de um ácido são adicionadas a esta solução, os íons HX3OX+\ce{H3O^+} recém-chegados transferem prótons para os íons CHX3COX2X\ce{CH3CO2^-} para formar moléculas de CHX3COOH\ce{CH3COOH} e HX2O\ce{H2O}. Como os íons HX3OX+\ce{H3O^+} adicionados são removidos pelos íons CHX3COX2X\ce{CH3CO2^-}, o pH se mantém quase inalterado, mesmo quando o ácido adicionado é forte. Na verdade, os íons acetato agem como um ralo para os prótons. Se, ao contrário, uma pequena quantidade de base for adicionada, os íons OHX\ce{OH^-} da base removem os prótons das moléculas de CHX3COOH\ce{CH3COOH} para produzir íons CHX3COX2X\ce{CH3CO2^-} e moléculas de HX2O\ce{H2O}. Neste caso, as moléculas de ácido acético agem como fontes de prótons. Como os íons OHX\ce{OH^-} foram removidos pelas moléculas de CHX3COOH\ce{CH3COOH}, a concentração de íons OHX\ce{OH^-} permanece praticamente inalterada. Consequentemente, a concentração de HX3OX+\ce{H3O^+} (e o pH) também se mantém quase constante, mesmo se a base for forte.

Efeito semelhante ocorre em uma solução tampão contendo quantidades semelhantes de uma base (NHX3\ce{NH3}) e seu sal (NHX4Cl\ce{NH4Cl}): NHX3(aq)+HX2O(l)NHX4X+(aq)+OHX(aq) \ce{ NH3(aq) + H2O(l) <=> NH4^+(aq) + OH^-(aq) } Quando algumas gotas de uma solução de base forte são adicionadas, os íons OHX\ce{OH^-} recém-chegados removem prótons dos íons NHX4X+\ce{NH4^+} para produzir moléculas de NHX3\ce{NH3} e HX2O\ce{H2O}. Se algumas gotas de ácido forte são adicionadas, os prótons que chegam ligam-se às moléculas de NHX3\ce{NH3} para formar íons NHX4X+\ce{NH4^+} e, consequentemente, são removidos da solução. Nos dois casos, o pH se mantém praticamente constante, mesmo se o ácido e a base forem fortes.

Ponto para pensar

Uma solução de glicina, XX22OX2CCHX2NHX3X+\ce{^-O2CCH2NH3^+}, que contém grupos ácido e base, em água, funciona como um tampão?

Um tampão é uma mistura de um par conjugado ácido fraco‑base fraca que estabiliza o pH de uma solução, fornecendo uma fonte de prótons e um ralo para prótons.

O planejamento de tampões

Suponha que você precise preparar um tampão com um determinado pH. Seria o caso, se você estivesse, por exemplo, cultivando bactérias e precisasse manter um pH preciso e constante para sustentar seu metabolismo. Para escolher o sistema de tampão mais apropriado, você precisa conhecer o valor do pH no qual um determinado tampão estabiliza a solução. Uma mistura de ácido fraco e seu sal age como um tampão em pH<7\mathrm{pH} < 7 e é conhecido como tampão ácido. Uma mistura de base fraca e seu sal age como um tampão em pH>7\mathrm{pH} > 7 e é conhecido como tampão básico (ou tampão alcalino). Para encontrar o valor preciso do pH em que uma solução mista de composição conhecida age como um tampão, você precisa calcular o equilíbrio, de modo semelhante ao que fizemos no Tópico 2I.

Exemplo 3I.1.1
Cálculo do pH de uma solução tampão

Considere uma solução 0,04 molL1\pu{0,04 mol.L-1} de NaCHX3COX2\ce{NaCH3CO2} e 0,08 molL1\pu{0,08 mol.L-1} de CHX3COOH\ce{CH3COOH} em 25 °C\pu{25 \degree C}.

Calcule o pH da solução.

  • Ka(CHX3COOH)=1,8105K_\mathrm{a}(\ce{CH3COOH}) = \pu{1,8e-5}
Etapa 2. Calcule a concentração de HX3OX+\ce{H3O^+} usando a equação do KaK_\mathrm{a}

De [HX3OX+]=Ka×[CHX3COOH][CHX3COX2X]\ce{[H3O^+]} = K_\mathrm{a} \times \ce{\frac{[CH3COOH]}{[CH3CO2^-]}} [HX3OX+]=1,8105×0,080,04=3,6105 \ce{[H3O^+]} = \pu{1,8e-5} \times \dfrac{ \pu{0,08} }{ \pu{0,04} } = \pu{3,6e-5}

Etapa 3. Calcule o pH.

De pH=logHX3OX+\mathrm{pH} = -\log \ce{H3O^+} pH=log(3,6105)=4,4 \mathrm{pH} = -\log(\pu{3,6e-5}) = \fancyboxed{ \pu{4,4} }

O pH no qual uma mistura atua como tampão ácido pode ser reduzido adicionando-se mais ácido fraco. O mesmo efeito é obtido adicionando-se um ácido forte para converter parte da base conjugada do ácido fraco. Para elevar o pH no qual uma solução atua como tampão ácido, a concentração da base conjugada deste ácido pode ser elevada adicionando-se mais sal (o que introduz mais base AA^-). Alternativamente, um pouco de base forte poderia ser usado para converter um pouco do ácido no sal.

Em muitas situações, é conveniente fazer uma estimativa rápida do pH do tampão empregando uma forma da expressão de KaK_\mathrm{a} que dá o pH diretamente para qualquer composição da mistura. Para o equilíbrio da reação A\ce{A}, rearranje a expressão para KaK_\mathrm{a}, obtendo [HX3OX+]=Ka×[HA][AX] \ce{[H3O^+]} = K_\mathrm{a} \times \ce{\frac{[HA]}{[A^-]}} a partir da qual temos, tomando os logaritmos negativos de ambos os lados, que log[HX3OX+]pH=KapKalog[HA][AX] \overbrace{ -\log\ce{[H3O^+]} }^{ \mathrm{pH} } = \overbrace{ - K_\mathrm{a} }^{ \mathrm{p}K_\mathrm{a} } - \log \ce{\frac{[HA]}{[A^-]}} Então, de logx=log(1/x)\log x = -\log (1/x) pH=pKalog[HA][AX]=pKa+log[AX][HA] \mathrm{pH} = \mathrm{p}K_\mathrm{a} - \log \ce{\frac{[HA]}{[A^-]}} = \mathrm{p}K_\mathrm{a} + \log \ce{\frac{[A^-]}{[HA]}} Como vimos, [HA]\ce{[HA]} pode ser considerado igual a [HA]inicial\ce{[HA]}_\text{inicial} (que escreveremos como [acido]inicial\ce{[acido]}_\text{inicial}) e [AX]\ce{[A^-]} por [AX]inicial\ce{[A^-]}_\text{inicial} (que escreveremos como [base]inicial\ce{[base]}_\text{inicial}); o resultado é a equação de Henderson-Hasselbalch: pH=pKa+log[base]inicial[acido]inicial(1) \mathrm{pH} = \mathrm{p}K_\mathrm{a} + \log \dfrac{ \ce{[base]}_\text{inicial} }{ \ce{[acido]}_\text{inicial} } \tag{1} Para um tampão ácido acético/acetato, a expressão toma a forma pH=pKa,CHX3COOH+log[CHX3COX2X]inicial[CHX3COOH]inicial \mathrm{pH} = \mathrm{p}K_{\mathrm{a}, \ce{CH3COOH}} + \log \dfrac{ \ce{[CH3CO2^-]}_\text{inicial} }{ \ce{[CH3COOH]}_\text{inicial} } A Equação 1 também pode ser usada para um tampão básico, com pKa\mathrm{p}K_\mathrm{a} igual ao do ácido conjugado da base. Por exemplo, no caso de um tampão de amônia, o pKa\mathrm{p}K_\mathrm{a} de NHX4X+\ce{NH4^+} seria usado, identificando base\ce{base} com NHX3\ce{NH3} e aˊcido\ce{ácido} com NHX4+\ce{NH4}^+. Portanto, para o tampão amônia/amônio, escreva pH=pKa,NHX4X++log[NHX3]inicial[NHX4X+]inicial \mathrm{pH} = \mathrm{p}K_{\mathrm{a}, \ce{NH4^+}} + \log \dfrac{ \ce{[NH3]}_\text{inicial} }{ \ce{[NH4^+]}_\text{inicial} } Se somente pKb\mathrm{p}K_\mathrm{b} for conhecido, pKa\mathrm{p}K_\mathrm{a} será calculado usando a Equação pKa+pKb=pKw\mathrm{p}K_\mathrm{a} + \mathrm{p}K_\mathrm{b} = \mathrm{p}K_\mathrm{w}. pH=(14pKb,NHX3)+log[NHX3]inicial[NHX4X+]inicial \mathrm{pH} = (14 - \mathrm{p}K_{\mathrm{b}, \ce{NH3}}) + \log \dfrac{ \ce{[NH3]}_\text{inicial} }{ \ce{[NH4^+]}_\text{inicial} }

Os tampões são frequentemente preparados com concentrações iguais de ácido e de base conjugada, porque existe um fornecimento adequado de espécies fonte e ralo que podem estabilizar o pH contra mudanças nas duas direções. O pH dessas soluções equimolares, isto é, soluções com concentrações molares de soluto idênticas ([base]=[acido]\ce{[base]} = \ce{[acido]}), é fácil de predizer: pH=pKa+log[base]inicial[acido]inicial1=pKa(2) \mathrm{pH} = \mathrm{p}K_\mathrm{a} + \log \overbrace{ \dfrac{ \ce{[base]}_\text{inicial} }{ \ce{[acido]}_\text{inicial} } }^{1} = \mathrm{p}K_\mathrm{a} \tag{2} Esse resultado muito simples torna fácil a escolha inicial de um tampão. Basta selecionar um ácido cujo pKa\mathrm{p}K_\mathrm{a} seja igual ao pH\mathrm{pH} desejado e preparar uma solução equimolar com sua base conjugada.

O pH de uma solução tampão é próximo do pKa\mathrm{p}K_\mathrm{a} do ácido fraco quando o ácido e a base têm concentrações semelhantes.

A capacidade tamponante

Assim como uma esponja só pode absorver uma certa quantidade de água, um tampão também só pode tamponar uma certa quantidade de prótons. As fontes e os ralos de prótons se esgotam quando quantidades muito grandes de ácidos ou bases fortes são adicionadas à solução. A capacidade tamponante é a quantidade máxima de ácido ou de base que pode ser adicionada sem que o tampão perca sua capacidade de resistir à mudança do pH. Um tampão com grande capacidade pode manter a ação tamponante na presença de uma quantidade maior de ácido forte ou de base forte do que um tampão com pequena capacidade. O tampão se exaure quando a maior parte da base fraca é convertida em ácido ou quando a maior parte do ácido fraco é convertida em base. Um tampão mais concentrado tem maior capacidade do que o mesmo tampão mais diluído.

A capacidade do tampão também depende das concentrações relativas do ácido fraco e da base fraca. De um modo geral, o que se verifica experimentalmente é que o tampão tem alta capacidade de estabilização contra a adição de um ácido quando a quantidade de base fraca presente é, pelo menos, cerca de 10%\pu{10}\% da quantidade de ácido. Se isso não acontece, a base é rapidamente consumida quando um ácido forte é adicionado. De forma semelhante, o tampão tem alta capacidade de estabilização contra a adição de base quando a quantidade de ácido presente é, pelo menos, cerca de 10%\pu{10}\% da quantidade de base. Se isso não acontece, o ácido é rapidamente consumido quando uma base forte é adicionada.

Essas percentagens podem ser usadas para expressar a faixa ótima de ação do tampão em termos do pH da solução. A equação de Henderson-Hasselbalch mostra que, quando o ácido é 1010 vezes mais abundante do que a base, o pH da solução é pH=pKa+log[base][acido]=pKa+log110=pKa1(3a) \mathrm{pH} = \mathrm{p}K_\mathrm{a} + \log \dfrac{ \ce{[base]} }{ \ce{[acido]} } = \mathrm{p}K_\mathrm{a} + \log \frac{1}{10} = \mathrm{p}K_\mathrm{a} - 1 \tag{3a} Da mesma maneira, quando a base é 1010 vezes mais abundante do que o ácido, o pH é pH=pKa+log[base][acido]=pKa+log10=pKa+1(3a) \mathrm{pH} = \mathrm{p}K_\mathrm{a} + \log \dfrac{ \ce{[base]} }{ \ce{[acido]} } = \mathrm{p}K_\mathrm{a} + \log 10 = \mathrm{p}K_\mathrm{a} + 1 \tag{3a}

Logo, a faixa de concentração determinada experimentalmente corresponde a uma faixa de pH igual a pKa±1\mathrm{p}K_\mathrm{a} \pm 1. Isto é, o tampão age mais efetivamente dentro de uma faixa de ±1\pm 1 unidade de pKa\mathrm{p}K_\mathrm{a}. Por exemplo, como o pKa\mathrm{p}K_\mathrm{a} de HX2POX4X\ce{H2PO4^-} é 7,21\pu{7,21}, um tampão KHX2POX4/KX2HPOX4\ce{KH2PO4}/\ce{K2HPO4} deve ser mais eficaz entre pH=6,2\mathrm{pH} = \pu{6,2} e pH=8,2\mathrm{pH} = \pu{8,2}.

A composição do plasma sanguíneo, no qual a concentração de íons HCOX3X\ce{HCO3^-} é cerca de 2020 vezes maior do que a de HX2COX3\ce{H2CO3}, parece estar fora da faixa ótima de ação de tamponamento. Entretanto, os metabólitos principais das células vivas são ácidos carboxílicos, como o ácido láctico. O plasma, com sua concentração relativamente alta de HCOX3X\ce{HCO3^-}, pode absorver quantidade significativa de íons hidrogênio desses ácidos carboxílicos. A alta proporção de HCOX3X\ce{HCO3^-} também ajuda a suportar distúrbios que levam ao aumento da acidez, como doenças e choques devido a queimaduras

A capacidade de um tampão é determinada por sua concentração e pH\mathrm{pH}. Um tampão mais concentrado pode reagir com mais ácido ou base adicionados do que um menos concentrado. Uma solução tampão é, geralmente, mais efetiva na faixa de pKa±1\mathrm{p}K_\mathrm{a} \pm 1.