Um cilindro provido de um pistão móvel e mantido em temperatura constante de é completamente preenchido com de água líquida. O pistão é movido lentamente de modo a aumentar o volume da câmara até . A pressão da água pura nessa temperatura é .
Considere as proposições:
Ocorre vaporização completa da água no cilindro.
A pressão interna no cilindro permanece constante até que o volume interno ultrapasse
Quando o volume interno ultrapassa a pressão interna passa a diminuir com o aumento do volume.
O aumento da temperatura em qualquer instante do processo provocaria um aumento na pressão interna.
Assinale a alternativa que relaciona as proposições corretas.
Para analisar esse sistema, vamos calcular se nas condições do recipiente, toda água vira vapor ou não. Cálculo do número de mols necessários para atingir a pressão de vapor máxima: Cálculo do número de mols de água em 100 mL de água: Como temos uma quantidade menor que a quantidade necessária, concluímos que não conseguimos atingir a pressão máxima mesmo que toda a água evapore, então o cálculo da pressão máxima será feita pela equação dos gases. A pressão do sistema se mantém constante até um ponto do volume em que todo o líquido vira vapor e deixa de existir o equilíbrio líquido-vapor. Cálculo do volume em que isso acontece. Então a partir desse volume a pressão do gás começa a reduzir conforme o volume aumenta.
Verdadeiro.
Verdadeiro. Para volumes menores que 195 L a pressão máxima de vapor sempre é atingida, basta evaporar mais líquido.
Verdadeiro. A partir desse volume, não há mais o equilíbrio líquido vapor, então a equação segue a lei dos gases ideais.
Verdadeiro. Um aumento da temperatura aumentaria a pressão do sistema.