Gás natural liquefeito vem sendo produzido no mundo em quantidades cada vez maiores devido à sua alta densidade de energia, quando comparada à do gás natural comprimido. O gás natural liquefeito é composto majoritariamente por metano, cuja pressão de vapor varia com a temperatura conforme a equação empírica: Um tanque criogênico típico para transporte marítimo de gás natural liquefeito tem volume de , e é armazenado a . Este tanque não possui resfriamento externo e a pressão em seu interior é mantida constante. Inicialmente o tanque é carregado com de metano líquido, que evapora durante o transporte, perdendo calor a uma taxa de .
Determine o ponto de ebulição normal do metano.
Determine o ponto crítico do metano.
Determine a entalpia de vaporização do metano nas condições de transporte.
Determine a fração de metano que evapora após quinze dias de navegação.
Substituindo na equação:
Esse ponto pode ser extraído a partir do gráfico, como a pressão é crescente com a temperatura(olhando para a equação fornecida), vemos que pelo gráfico que a pressão máxima em que ainda existe a distinção líquido e gás é de aproximadamente bar. Substituindo na equação:
Pelo gráfico, vemos que a variação de energia interna na transição líquido para gás é aproximadamente: Essa é a variação de energia interna da seguinte reação: para 1 mol de metano reagindo temos então podemos calcular a entalpia da seguinte forma: