Considere o diagrama de fases para uma mistura líquida de água e 1,4-dioxano em
Considere as proposições.
Água e dioxano formam um azeótropo de ponto de ebulição mínimo quando a fração molar de água é .
A mistura de água e dioxano ocorre com liberação de energia.
Em , a pressão de vapor da água é e a do dioxano é . A pressão de vapor de uma mistura equimolar de água e dioxano em é menor que .
Uma mistura contendo de água e de dioxano em base molar em é aquecida até o início da ebulição. O vapor coletado é resfriado de volta a resultando em um líquido contendo de água em base molar.
Assinale a alternativa que relaciona as proposições corretas.
Quando a fração molar dessa espécie é zero, a temperatura de ebulição é , temperatura de ebulição da água. Assim, eixo das abscissas representa a fração molar de dioxano.
No ponto de azeótropo a composição do vapor é a mesma do líquido em ebulição. O diagrama de fases possui um azeótropo quando a fração molar de dioxano é (e a fração molar de água é ) com temperatura de ebulição mínima ().
A mistura de água e dioxano provoca a diminuição da temperatura de ebulição, caracterizada pelo azeótropo de mínimo. Assim, o par água e dioxano apresenta desvio positivo da lei de Raoult e o processo de mistura ocorre com absorção de energia.
Em uma mistura equimolar, . Como a mistura apresenta desvio positivo da lei de Raoult, a pressão de vapor total deve ser maior do que a prevista pela lei de Raoult, isto é, deve ser maior que .
Quando uma mistura contendo de água e de dioxano em base molar em é aquecida até ela entra em ebulição, possibilitando a marcação do ponto que representa o líquido .
O ponto representa o vapor gerado pela vaporização do líquido . Quando o vapor é condensado o líquido resultante tem de dioxano (e de água) em base molar.