Considere o diagrama de fases para uma mistura líquida de acetona e clorofórmio, em temperatura ambiente e
Quando uma mistura equimolar é aquecida, ela entra em ebulição, possibilitando a marcação do ponto A, que representa o líquido em ebulição e o ponto B, que representa o vapor , gerado pela vaporização do líquido . O vapor pode ser condensado e em seguida vaporizado, gerando o vapor .
Classifique o processo de mistura de acetona e clorofórmio como endotérmico ou exotérmico.
Determine a composição de , e
Determine e as temperaturas de ebulição dos líquidos e em
Determine o número de estágios necessários para se obter uma mistura contendo de acetona a partir do líquido .
O gráfico indica um azeótropo de máximo, ou seja, a temperatura de ebulição aumenta quando as duas substâncias se misturam, ou seja, as substâncias quebram ligações fracas e formam ligações fortes quando se misturam, portanto o processo será exotérmico.
Como é uma mistura equimolar, a fração de ambos os componentes será 50%. Analisando o gráfico usando as linhas de amarração, vemos que o vapor possui 60% de acetona e 40% de clorofórmio. Após o vapor ser condensado e em seguida vaporizado temos uma nova linha de amarração em que podemos observar que o vapor possui 70% de acetona e 30% de clorofórmio.
Para analisar a temperatura de ebulição dos líquidos basta analisar a curva azul. Fazendo isso para e vemos que suas temperaturas de ebulição são respectivamente 64°C e 61°C.
O número de estágios será o número de linhas de amarração necessários para se chegar a uma mistura 90% de acetona a partir de . fazendo essa análise pelo gráfico vemos que são necessários 4 estágios para se obter a mistura 90% acetona.