Coloca-se uma amostra de 0,1 mol\pu{0,1 mol} de HX2\ce{H2} e 0,1 mol\pu{0,1 mol} de BrX2\ce{Br2} em um recipiente fechado de 2 L\pu{2 L} de deixa-se que a reação atinja o equilíbrio: HX2(g)+BrX2(g)2HBr(g) \ce{ H2(g) + Br2(g) <=> 2 HBr(g) } Em seguida, uma amostra de 0,2 mol\pu{0,2 mol} de HBr\ce{HBr} é colocado em um segundo recipiente de 2 L\pu{2 L}, na mesma temperatura e deixa-se que atinja o equilíbrio.

Considere as quantidades:

  1. Quantidade de BrX2\ce{Br2}.

  2. Pressão parcial de HX2\ce{H2}.

  3. Razão PHBr/PBrX2P_{\ce{HBr}}/P_{\ce{Br2}}.

  4. Pressão total no recipiente.

Assinale a alternativa que relaciona as quantidades que serão iguais nos dois recipientes no equilíbrio.

Gabarito 3F.10
  1. Igual.

  2. Igual.

  3. Igual.

  4. Igual.

A constante de equilíbrio amarra as concentrações no equilíbrio dada uma mesma quantidade estequiométrica de produto ou reagente. Veja que na primeira situação temos 0,1 mol de HX2\ce{H2} e 0,1 mol de BrX2\ce{Br2} que se reagissem 100% formariam 0,2 mol de HBr\ce{HBr} isso é o que se quer dizer com mesma quantidade estequiométrica, então não importa se vc começa pelos produtos ou pelo reagente, dada uma quantidade estequiométrica de reação fixa. o equilíbrio final será o mesmo.

Vale ressaltar que esse raciocínio é válido para explicar as pressões finais serem as mesmas visto que o volume e temperatura de ambos os recipientes são iguais